MENU

terça-feira, 2 de julho de 2013

A Polêmica da IBWB

Saudações! Recentemente fuçando no Google encontrei um post muito curiso no link:http://wiccataubate.blogspot.com.br 
O autor: Marcus Vinicius Góes Soares descreveu sua opinião pessoal e embasada em suas pesquisas sobre a IBWB.
Então resolvemos compartilhar por estarmos de acordo com a opinião do sr. Marcus que sintetizou em poucas palavras argumentos em comum com o Wicca Brazil.
Segue na integra:

A Polêmica da IBWB 

 Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil

Para quem não sabe um grupo de 5 bruxos relativamente mais velhos e experientes na arte (magia) se unirão para criar uma espécime de Igreja, mas não uma igreja tradicional como conhecemos que tem um templo fixo e estabelecido, um grupo sacerdotal que segue as mesmas crenças e praticas.

Os 5 Elders fundadores são: Denise de Santi (Elder fundadora da Tradição de Lilith), Michaella  Enguel (Bruxa Solitária), Mavesper  Cy  Ceridwen, Naelyan  Wyvern (Elder da Tradição Caminhos das Sombras)  e Wagner  Perico (Elder da tradição Wanen de Bruxaria), de todos eles o que eu conheço um pouco mais é a Mavesper, pois já li o livro dela “Wicca Brasil”, porem não conheço nenhum deles pessoalmente, nem por conversas pela internet ou telefone, nem nunca fui de nenhuma das tradições que eles são, então eu sou mais imparcial para falar sobre eles.

Os 5 criaram uma instituição religiosa chamada IBWB “Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil”, basicamente a IBWB é um “cartório de registros de praticantes” que quer definir quem é bruxo de verdade e quem não é, através de um senso mínimo de crenças e praticas em comum, e uma vez a pessoa registrada na IBWB ela “ganha” “autenticidade” junto ao governo, pois o governo precisa de uma instituição legalizada que diga que tal pessoa é de tal religião e esta capacitada a representar aquela religião.

Ate ai tudo bem, nos outros países do mundo (é só pesquisar) já existem varias organizações semelhantes a IBWB, ou do tipo “vou abrir um templo pagão e legalizado, porem não vou registrar pessoas de outras praticas e tradições, pois o meu templo é de uma tradição especifica”,  a ideia de “Igreja Wicca” é nova no Brasil, pois o nosso paganismo ainda é novo, se você observar a gigantesca maioria dos pagãos eles se consideram como aprendizes/iniciantes.

No vídeo (link: https://www.youtube.com/watch?v=TFz_OONQY1M ) Wagner  Perico no momento 23:40 um dos Fundadores faz uma fala mais ou menos assim “nos últimos temos tempos visto muitas pessoas que leram livros e se intitulam bruxos e saem por ai dando cursos e fazendo grupos sem o mínimo preparo para isso”, se eu não ler um livro como eu vou ter preparo?
O que ficou claro é que esse homem é um daqueles que acham que bruxos que se auto iniciaram ou que nunca fizeram parte de um coven NÃO são bruxo tão bons ou tão qualificados como aqueles do tipo dele que fizeram parte de um coven tradicional, ele desprestigia a imagem dos bruxos que se auto formaram sem ajuda de um coven ou de um sacerdote tradicional.
“leram livros e se intitulam bruxos e saem por ai dando cursos e fazendo grupos sem o mínimo preparo para isso” SE INTITULARAM BRUXOS, ou seja, não são bruxos, eles se intitularam como bruxos, realmente para dar cursos é necessário ter conhecimento e habilidade para tal, e criar um grupo é necessário ter conhecimento não só de bruxaria, mas também no trato com as pessoas, na liderança e gestão de pessoas.

E agora eu faço a pergunta, será que esses 5 Elders tem habilidade para lidar com as pessoas?
Será que eles estão capacitados a liderar centenas de bruxos de dezenas de tradições diferentes?
Uma coisa é ser sacerdotisa de poucas pessoas que te acham a “bruxa poderosa” outra bem diferente é liderar centenas/milhares de pessoas que tem pensamentos diferentes e que vem de tradições radicalmente diferentes.
Eu não sou ninguém então eu não posso responder a essas perguntas, quem vai responder essas perguntas é o TEMPO, como dizem “o tempo revela os segredos”.

Uma questão que surgiu é que os 5 Elders iriam “mandar e desmandar” nessa instituição, então no vídeos deles foi afirmado que “eles não fariam isso e que nem tinham controle sobre os das suas tradições”, leiam o institucional (link: http://www.ibwb.com.br/?page_id=165) deles e outros textos da organização e vamos encontrar algumas coisa interessantes:

”Artigo 11 – Os membros poderão ser demitidos ou excluídos nas seguintes situações:

I – por iniciativa do Conselho, quando constatada conduta inadequada, à luz dos princípios da Bruxaria e da Wicca ou contrária ao Estatuto ou deliberações do Conselho;

II – por requerimento de qualquer membro do Círculo Interno, encaminhado ao Conselho para apuração e decisão.”


Vamos colocar algumas situações como exemplo, vamos dizer que uma Bruxa coloque mensagens da Grande Fraternidade Branca no facebook dela, mesmo que essa bruxa seja wiccan e não faça mistureba, apenas pelo fato dela colocar uma mensagem da GFB é o suficiente para ela ser expulsa (eu ainda não tenho uma opinião formada sobre a GFB, mas muitas pessoas consideram mistureba).
Essa situação pode acontecer com frases espíritas ou da umbanda, do budismo ou taoismo, mesmo que a pessoa nem seja espírita e nem nunca tenha frequentado o centro espírita, o simples fato dela colocar em seu facebook alguma postagem já indicaria que ela estaria indo contra a IBWB e seria motivo para expulsão.
Vão dizer “você esta exagerando” pior que eu não estou, gostaria de estar!

Outra situação: vamos dizer que um Bruxo mesmo que iniciado, mesmo que fazendo seus rituais corretamente e longe de fazer mistureba goste de RPG (não é o meu caso, não tenho paciência para isso), ele sabe a diferença entre o RPG e a Magia Real, porem os lideres ABOMINAM jogos de RPG, e provavelmente esse bruxo seria expulso da IBWB.

 “Artigo 3º – A Igreja terá por finalidade:
I – Reunir-se para prestar culto à Deusa Trípilice e Seu Consorte o Deus Cornífero, em quaisquer formas de panteões pagãos da humanidade,(...)”

Existe um problema enquanto a esse parágrafo “Seu Consorte o Deus Cornífero”, mas eu NÃO vejo o Deus de nenhuma forma como sendo o Consorte da Deusa, eu vejo o Deus como estando em posição igual a Deusa, só esse parágrafo já é o bastante para demonstrar que a IBWB tem uma mentalidade Feminista (nada contra o movimento feminista, mas é necessário saber aonde acaba o movimento social e começa o espiritual).
No livro “Wicca Brasil” Mavesper mostra claramente sua visão feminista da espiritualidade, visto que no livro de magia e espiritualidade indígena brasileiro ela não fala de Deuses, ela só fala na Deusa e esquece do sagrado masculino, porem acho que ela acredita no Deus.

Muitas Bruxas não acreditam no Deus, só acreditam na Deusa, então para essas bruxas esse parágrafo da IBWB também seria um problema, pois elas seriam obrigadas a cultuar um Deus que elas NÃO acreditam.

Artigo 3º – A Igreja terá por finalidade:
VI – Licenciar Sacerdotisas e Sacerdotes que pratiquem a religião conforme os ditames de seus fundamentos;

Esse trecho “pratiquem a religião conforme os ditames de seus fundamentos”, que fundamentos?
Fundamento vem de fundação, fundamentos seriam os pilares de uma religião, o problema é que existem dezenas de tradições tão diferentes entre si que chegam a parecer religiões completamente diferentes, então essas tradições tem alguns fundamentos diferentes.

Se vocês lerem o institucional da IBWB ela parece ser muito legal, porem ainda existem certas questões pequenas que no futuro vão se tornar grandes e muitas pessoas vão acabar sendo expulsas e se magoando/ofendendo.
A Igreja já existe oficialmente dês de 25 de Julho de 2010, quase 3
anos e ate agora não parece ter crescido muito, não vejo muitos bruxos dizendo que são dessa igreja ou que apoiam ela, ta certo que 3 anos é pouco tempo e leva muito tempo ate uma igreja se estabelecer e ser respeitada como tal.

A minha sincera opinião se é que vale alguma coisa é: NÃO DA PARA CRIAR UMA IGREJA PARA TODOS, POIS TODOS SOMOS DIFERENTES, APESAR DA IDEIA TER SIDO BOA.

Vejam só como é a comunidade mística do Brasil, existem muitas brigas e divisões, por pouca coisa o povo já sai no “tapa”, imagina em um evento da IBWB tipo piquenique ou fórum online, daí uma bruxa faz uma reflexão baseada nas suas próprias crenças ou faz uma argumentação defendendo a pena de morte ou liberação do uso das drogas, daí uma turma que vai achar um absurdo ela ter aquela opinião vai começar uma discutição, essa discutição vai virar briga e vai terminar mau (agente sabe que isso acontece).
Correndo o risco de ser pessimista ou realista, NÃO da para pessoas muito diferentes estarem na mesma igreja, como por exemplo, colocar vegetarianos radicais junto de pessoas que gostam de um churrasco.
Isso sem falar que mais cedo ou mais tarde vai ter gente dizendo o que um grupo pode ou não fazer, o que é ou não é Wicca, mesmo que esteja escrito no Institucional deles, nós sabemos que é da natureza humana se intrometer e interferir.

Para concluir: Esse texto não é para ofender a IBWB, esse texto é a minha opinião e eu tenho direito de gostar ou não de uma coisa, assim como todos tem direito de gostar ou não da minha opinião.
Basicamente NÃO pretendo fazer parte da IBWB, e os 5 Elders NÃO me representam.
Por: Marcus Vinicius Góes Soares - Taubaté - SP
Curta a Pagina TENHO ORGULHO DE SER WICCAN:

http://www.facebook.com/pages/Tenho-Orgulho-de-ser-Wiccan/346069532092411?fref=ts



Um comentário:

  1. Boa Magno! Ego é o centro humano da miséria! Se apropria de idéia de liberdade e impōe regras possessivas de seu ego! Que sejam felizes, cada um com sua Igreja! Namasté! Sinárquia Druida

    ResponderExcluir