O Paganismo se constitui de várias vertentes e uma delas, claro, é a Wicca, e Ela como religião de sacerdócio que é, é composta de várias crenças e dogmas. Dogmas não no sentido de serem verdades de
fé (como no Cristianismo, por exemplo), mas no sentido de normas que nortearão a vida do sacerdote. Para se dizerem Wiccanianos, a pessoa precisa professar as seguintes crenças:
1 - Culto a Deuses Pagãos Antigos
Sim, o culto a Deusa e ao Seu Consorte formam a base das crenças wiccanianas. Algumas tradições cultuam somente a Deusa, outras Deusa e Deus, enfim.
Uma observação, não existe uma "Wicca Cristã". Isso quer dizer que a Virgem Maria ou alguma outra Deidade católica/cristã não é cultuada em Wicca. Que fique claro que adoramos somente Deuses e Deusas Pré-cristãs.
2 - Iniciação
A Iniciação é um processo de compromisso sacerdotal entre o postulante e a Deusa e o Deus (isso pode ser feito solitariamente ou tradicionalmente através de um coven). A Wicca é uma religião sacerdotal e não composta por crentes ou seguidores.
3 - O Dogma Wiccaniano
A única Lei Wiccaniana, também chamada de "Dogma da Arte" que diz: Se mal nenhum causar, faço o que desejar. É uma regra de boa conduta que deve nortear nossas vidas.
4 - Lei Tríplice
Tudo que você fizer de bom ou de ruim, voltará para você triplicado. Assim diz a Lei Tríplice que deve ser-nos subordina na Iniciação.
5 - Respeito Absoluto a Vida
Isso exclui os sacrifícios animais, Bruxos Wiccan não praticam sacrifícios animais. Somos a favor da vida e o respeito a Ela é essencial.
6 - Crença na Reencarnação
Todos os wiccanianos de uma maneira ou de outra acredita em reencarnação como uma interpretação do Eterno Retorno (a Lei Tríplice também é uma interpretação do Eterno Retorno. Outras religiões também acreditam em reencarnação (como o Budismo e o Espiritismo Cristão), nossa diferença é que acreditamos que as respostas de nossas ações seram recebidas na mesma vida. Isso quer dizer que a reencarnação, vista pelo enfoque wiccaniano não é um sistema de expiamento, como a é em outras crenças.
7 - Crença na Teia Universal
Isso é uma metáfora para dizer que todos estamos conectados. Existe uma "teia" que nos liga a TUDO e o TUDO forma o TODO, que é a própria Deusa.
8 - Ausência de preconceitos e aceitação da diversidade
O Corpo da Deusa é o próprio Universo personificado. Isso quer dizer que TUDO é sagrada e portanto, a diversidade é um aspecto da Grande Mãe.
9 - Celebração dos Ciclos da Natureza
Os ciclos da Natureza são a base de toda a ritualística wiccaniana. Cultuamos os ciclos da Terra, do Sol, da Lua e das Estrelas. São os Sabás e os Esbás.
10 - Prática de Magia Natural
A magia é a arte de moldar a realidade pela nossa vontade. Seria a consequência de nosso relacionamento com a Deusa e os Deuses. A magia wiccaniana é natural porque lidamos com energias e espíritos da natureza.
11 - Ausencia de proselitismo
Proselitismo é a ação do convencimento e tentativa de agariar fiéis a uma determinada religião. Isso não existe em Wicca. Vocês jamais irão ver Bruxos bater de porta em porta espalhando a "palavra" da Deusa.
Acredito que em linhas gerais, eu resumi muito sobre cada tópico, que por si, já daria um outro artigo, espero ter ajudado.
~Bençãos de Cybelli
Enheduann Caillean
Nenhum comentário:
Postar um comentário